Ceia Vegana para Natal e Ano Novo.
Aprenda a fazer uma entrada, prato principal e sobremesa sem nenhum ingrediente de origem animal na mesa para celebrar as festas.
Se ao longo do ano muitas pessoas ainda perguntam o que vegetarianos e veganos comem, na época de feriados e festas de Natal e Ano Novo isso se torna mais intenso. Afinal, a comida faz parte da confraternização. Entretanto, uma alimentação baseada em plantas ganha cada vez mais adeptos e, com isso, novas receitas vão surgindo – inclusive a reinvenção de pratos conhecidos.
Nesta época de festas de final de ano, o iG receitas traz a receita de uma entrada (canapé de vegetais), um prato principal (lasanha) e uma sobremesa (cheesecake) para fazer sua própria ceia vegana e celebrar as festas.
Entrada – Canapés de vegetais
Ingredientes
5 unidades de inhame médios
2 batatas doces médias
2 pepinos tipo caipira
2 abobrinhas italianas médias
1 xícara de cenoura picada
1 xícara de batata inglesa picada
1/4 de xícara de azeite
1 dente de alho pequeno
1 colher de sopa de mostarda
2 colheres de sopa de suco de limão
½ xícara de tomates secos drenados
1 dente de alho pequeno
3 colheres de sopa de maionese vegana ou azeite
Sal a gosto
Pimenta do reino a gosto
Brotos de alfafa ou sementes de girassol para colocar em cima
Raminhos de tomilho, cenoura cortada em palitinhos bem finos, salsinha ou manjericão para decorar
Modo de fazer
Colocar cerca de 1 litro de água em uma panela e deixar ferver. Colocar a cenoura picada e deixar cozinhar por 2 minutos. Em seguida, colocar a batata picada, que é mais macia, e deixar cozinhar até ficarem macias. Escorrer e colocar os ingredientes cozidos no liquidificador. Adicionar o azeite, o alho, a mostarda e o suco de limão. Bater até obter um creme uniforme, e caso necessário, colocar aos poucos água. Cuidado para não por muito, pois pode ficar mole. Esperar esfriar e guarde na geladeira.
Colocar o tomate seco, o alho, a maionese vegana, temperar com sal e pimenta a gosto e bater até ficar uniforme. Se preferir, usar azeite no lugar da maionese, porém, ficará menos cremoso. Reservar na geladeira. Cortar o inhame, a batata doce em rodelas com cerca de 1cm e cozinhar em água fervente ou vapor até ficarem macias, porém ainda firmes.
Lavar e cortar o pepino em rodelas também com 1cm e reservar. Lavar e cortar as pontinhas das abobrinhas. Passar em um mandolin no sentido do comprimento para obter tiras bem finas e uniformes.
Colocar os patês sobre as rodelas de inhame, batata doce e pepino e, se quiser, colocar brotos de alfafa ou sementes de girassol por cima.
Decorar com raminhos de tomilho, manjericão ou salsinha. Colocar um pouquinho de patê em uma das pontas da fatia de abobrinha, adicionar palitinhos bem finos de cenoura, folhas de salsinha ou brotos de alfafa, enrolar e prender com um palito.
Prato principal – Lasanha
Ingredientes
1 colher de sopa de azeite de oliva + 40 ml de azeite
½ cebola picada
3 dentes de alho picados
200g de cogumelo porto belo em fatias
200g de cogumelo paris em fatias
½ xícara de vinho tinto seco
1 lata de tomate pelado picado
Sal à gosto
Pimenta do reino à gosto
1 ramo de tomilho
50g de farinha de trigo
500 ml de leite de amêndoas sem açúcar
Noz moscada à gosto
1 maço de espinafre cozido e picado
250g de massa de lasanha
200g de queijo vegano ralado
Modo de fazer
Aquecer uma panela, regar com azeite e dourar a cebola por 3 minutos.
Adicionar o alho e refogar por mais 2 minutos. Juntar os cogumelos e refogar por 5 minutos ou até reduzir de volume. Acrescentar o vinho e quando reduzir e adicionar o tomate pelado. Temperar com sal, pimenta do reino e o ramo de tomilho. Cozinhar por 20 minutos ou até obter um molho espesso e reservar.
Em uma panela, colocar 40ml de azeite e deixar esquentar. Adicionar a farinha de trigo e misturar por 3 minutos. Juntar o leite de amêndoas e misturar até engrossar. Adicionar o espinafre, temperar com sal, pimenta do reino e noz moscada. Reservar.
Em um refratário, dispor uma porção do molho de espinafre, uma camada de massa, e uma de queijo muçarela. Dispor mais uma camada de massa, uma porção de molho de cogumelos e uma camada de queijo. Seguir alternando as camadas até completar o prato, finalizar com uma camada de molho e uma camada de queijo.
Levar ao forno, preaquecido a 180 graus por, aproximadamente 45 minutos ou até que a massa esteja cozida e o queijo gratinado.
Sobremesa – Cheesecake
Ingredientes
1 e 1/2 xícara de amêndoas cruas
2 colheres de sopa de coco ralado seco e sem açúcar
2 colheres de sopa óleo de coco
6 ameixas ou tâmaras sem caroço
2 xícaras de castanha de caju crua
1 xícara de leite de coco (ou amêndoas, aveia, soja)
2 colheres de sopa de açúcar demerara ou cristal
1 colher de sopa de suco de limão
1 colher de essência baunilha
1 colher de sopa de ágar ágar em pó branco
1 xícara de chá de água
200g de morangos picados
1/2 xícara de açúcar demerara ou cristal
1 colher de sopa de suco de limão
Morangos e folhinhas de hortelã para decorar
Modo de fazer
Colocar as castanhas de caju cruas de molho por pelo menos 8 horas.
Preaquecer o forno a 200ºC.
Em um processador, colocar as amêndoas cruas, o coco ralado, o óleo de coco e as ameixas. Bater tudo até obter uma mistura uniforme. Espalhar esta massa do processador em uma assadeira antiaderente, de fundo removível, com medidas entre 20cm e 26cm (para não ficar muito grossa ou fina), e untada com óleo. Modelar pequenas bordinhas. Levar para assar por cerca de 10 minutos ou até as bordas estarem levemente douradas. Reservar.
Escorrer e lavar as castanhas de caju. Colocar as castanhas hidratadas em um liquidificador, juntamente com o leite de coco, com o açúcar, com o suco de limão e com a essência de baunilha. Bater até obter um creme uniforme. Reservar.
Em uma panela em fogo médio, ferva 1 xícara de água, coloque o ágar ágar em pó e misture por 1 minuto. Desligar. Adicionar o creme de castanha do liquidificador e misturar até ficar homogêneo. Colocar este creme sobre a massa assada e esperar esfriar por pelo menos uma hora e meia antes de por na geladeira.
Colocar os morangos, o limão e açúcar em uma panela antiaderente, e cozinhar em fogo médio até os morangos ficarem bem derretidos. Mexer sempre. Espalhar esta geleia sobre a torta, cobrir com plástico PVC e levar à geladeira por pelo menos 6 horas antes de servir.
Decorar com morangos e folhinhas de hortelã. Servir gelado.
Veja essa outra sugestão para uma ceia vegana:
- Festas de fim de ano para veganos. Ceia leva cuscuz marroquino, coco, tâmaras e damasco.
- Ceia vegana: Lombo de jaca recheado com farofa
Veja mais detalhes em: https://receitas.ig.com.br/vegetariano/2021-12-20/segunda-sem-carne-ceia-vegana.html